“Responsabilidade e magia” – Por Rebeca Gelse Rodrigues


A Literatura Infanto Juvenil já provou a que veio. É necessário que o adulto, responsável pela educação e acompanhamento emocional, intelectual e social de crianças e jovens, conheça os critérios de qualidade, as diversidades técnicas, os estilos de expressão, para mostrar, estimular e acompanhar a excelência da LIJ. Necessitamos valorizar não só a arte advinda da LIJ, como também, e principalmente, sua importância para o desenvolvimento de mentes criativas, conscientes e arejadas. É indicando, lendo junto, visitando bibliotecas e livrarias, comprando e trocando livros, conhecendo escritores e contando histórias que, inicialmente, mostraremos a crianças e jovens o que a LIJ tem de melhor; depois, eles, por si mesmos, reconhecerão que a boa literatura não ensina nada, apenas questiona. Ela diverte, oferece sonhos e é pausa para alimentar a alma, o espírito, a tristeza, a alegria e todos os sentimentos que a acompanham. A boa literatura não responde nada. Literatura só pergunta. E a resposta está em cada leitor que a lê, por isso ela é insubstituível. A mágica é essa.

O encontro com heróis, bruxas, madrastas, piratas, meninos, meninas, casas, casebres, chocolates, maçãs e florestas nada mais é do que o acúmulo de experiências que armazenamos para viver a vida real de forma mais saudável. Sonhar e imaginar são aptidões humanas que necessitam de alimento. Somos o único animal que projeta o futuro e que diz “Era uma vez…”.Quando lemos, parece que há a união entre o passado e o futuro, as dimensões do tempo desaparecem: tudo é o agora, o instante que entramos no texto, e somos tudo e todos ao mesmo tempo. Não importa a idade do leitor, o caminho da leitura dura a vida toda. Nessa rota, cada leitor constrói seu índice de qualidade, que é cumulativo, comparativo, subjetivo e, sem dúvida, a melhor e mais importante conquista do ser humano.

Outra questão, que inclui a LIJ e deve ser mencionada, é que os livros geralmente vêm acompanhados de uma indicação de faixa etária. Não sou favorável a isso por acreditar que cada livro é único e pode adquirir, para cada leitor, uma configuração de maior ou menor importância de acordo com as características e necessidades pessoais. O importante é proporcionar, ao leitor infanto-juvenil, qualidade, prazer lúdico e emoção estética vindos do acervo de centenas, milhares de livros que merecem destaque especial. É preciso, no entanto, que certas peculiaridades das faixas etárias, no que se refere à linguagem, aos temas e às estruturas narrativas, sejam consideradas, sem, é claro, que se imponham conclusões definitivas e intransigentes, porque cada leitor é uma singularidade e não se pode enquadrá-lo rigidamente em tabelas e escalas.


Rebeca Gelse Rodrigues é psicóloga, educadora, assessora literária, contadora de histórias e poeta.

5 comentários em ““Responsabilidade e magia” – Por Rebeca Gelse Rodrigues

Adicione o seu

  1. Um texto exemplar, até nele há magia como sugere Rebeca em seu relato. Todos devem mergulhar em leituras, música, dança…o padrão de observação ao redor eleva a régua do encantamento. Parabéns. Vamos ler pra nós, para as crianças, aos avós…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Excelente texto, e eu não poderia esperar menos da Rebeca. Há muitos anos – talvez uns 20 anos – fiz um curso de contação de histórias com ela, no Sesc Santos, cidade onde moro. Foi inesquecível! Mágico! Não sou da área da educação, eu era quase um penetra ali, mas poucas vezes me senti tão bem acolhido e maravilhado com tudo o que foi desenvolvido ao longo do curso. Tenho até hoje um livro infantil que ela me enviou mais tarde, pelo correio, e que depois pude ler aos meus filhos – que nasceram pouco depois de eu ter feito o curso. Modéstia à parte, acho que até hoje sou um bom contador de histórias, em parte graças a ela. Eternamente grato.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Acompanho a trajetória da Rebeca Gelse há anos e sei que o seu trabalho e competências pessoais, técnicas e institucionais só crescem! Como uma “onda” que se expande, impacta a vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma indelével! Graças poder ouvir e ter participado de muitos dos seus cursos, palestras e encontros.
    Agradeço em especial o grande impacto cultural que ela trouxe pra vida dos meus filhos/as e familiares…..beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: